quarta-feira, 3 de abril de 2013

Feira do Livro 2013

Entre 13 a 15 de março, a Feira do Livro de São Brás de Alportel resultou numa nova aventura pelo mundo do conhecimento com atividades para todas as idades, encontros com diversos escritores e centenas de livros recheados de descontos!
Todos os participantes desta iniciativa puderam usufruir, nas instalações da Escola EB 2/3 Poeta Bernardo de Passos, de várias atividades permanentes, nas mais diversas áreas do saber, tais como: encontros com diversos escritores, oficinas de educação e sensibilização ambiental, leituras especiais, ateliês de ciência divertida, uma surpreendente feira de minerais, horas do conto muito animadas, entre muitas outras sugestões.
 

A avenida dos livreiros
 
No primeiro dia de feira, quarta-feira, dia 13, pelas 10h30, a Feira do Livro convidou a um encontro com o escritor Fábio Ventura, no auditório. Para os mais pequeninos a Hora do Conto, na Biblioteca proporcionou um momento especial na companhia dos contadores Fernando & Pilar, de manhã, pelas 10h30 e outro de tarde, pelas 14h00. As Oficinas de Educação Ambiental, na sala 3, também marcaram presença no período da manhã, pelas 10h30 e à tarde, pelas 14h00, com desafios ambientais que surpreenderam quem nelas participou.

 
Encontro com o escritor Fábio Ventura
 

Hora do Conto com Fernando & Pilar

Apresentação do Livro "Voz Perdida" de Isa Mestre

 
Na quinta-feira, dia 14, a Feira do Livro ofereceu uma Hora do Conto especial para Pais “Almofadas com Histórias”, pelas 10h00. As histórias prosseguiram numa Audição Musical e na apresentação do recital/performance “Entre Nós e as Palavras”, do Projeto Experiment’Arte.
À tarde, a partir das 14h00, a escritora Isabel Vila Pery convidou a descobrir “O Amor depois dos 50”, um livro sobre amor sem idade. Para os enamorados pelo ambiente a Oficina de Educação Ambiental, pelas 14h00, reservou mais uma divertida expedição pelo mundo da natureza.  A Ginástica Artística deu continuidade às atividades da tarde com uma demonstração, pelas 14h30.


Almofadas com Estórias com Maria José

"Entre nós e as palavras" - Grupo Experiment 'arte




"O Amor depois dos 50" - encontro com Isabel Vila Pery

O terceiro e último dia da Feira do Livro, sexta-feira, dia 15, ofereceu uma divertida Oficina de Contos, às 10h00 e as 14h00, com a participação especial da contadora Inês Rosa, novas sessões da Oficina de Educação Ambiental, uma Oficina de ilustração, sob orientação de Bruno Rola em “A Hora da Manga”, pelas 10h30 e 14h30, e ainda a atuação dos Redliners, pelas 11h30 e sessões de Contos do Mundo com a participação especial de Piratas de Alejandria, pelas 14h30 e 16h30.

Hora do Conto com Inês Rosa
Apresentação do livro "Shinegow" de Íris Palmeirim Alfarra
Ateliê de desenho "A Hora da Manga" com Bruno Rola
Momento musical com o grupo Redliners
Sessão de contos: Piratas de Alexandria

No último dia da Feira do Livro de São Brás de Alportel, o Presidente da Câmara Municipal António Eusébio e a Diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, Violantina Hilário fizeram um balanço positivo desta iniciativa organizada para e com as crianças e jovens do agrupamento escolar.
 

Segundo Violantina Hilário, iniciativas como esta mostram como a “formação vai muito mais além da sala de aula. O envolvimento dos alunos, pais e professores na organização da Feira do Livro contribui de forma decisiva na preparação destes jovens para o futuro. Um futuro que se quer mais empreendedor, dinâmico e positivo”.

António Eusébio, enalteceu a vitalidade do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, “um espaço de partilha e aprendizagens contínuas que transcendem o espaço da sala de aula. A capacidade de fazer desta Feira do Livro um evento de todos e para todos, sem exceção, fomenta o espirito de equipa e entre ajuda, além de fortalecer laços de proximidade entre pais, docentes e jovens estudantes. É este o espirito, o de fazer mais e melhor todos os dias que as crianças e jovens de hoje, homens e mulheres de amanhã têm que escrever no livro das suas vidas, para que o futuro possa ser tão bem sucedido como esta Feira do Livro”.

A Feira do Livro de São Brás de Alportel é uma iniciativa da Rede Concelhia de Bibliotecas. A sua realização é fruto da parceria entre o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel. Esta iniciativa de entrada gratuita e aberta a toda a comunidade educativa visa sensibilizar e estimular crianças e jovens de todas as idades para a importância da leitura e da escrita na conquista de um futuro mais promissor e feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário